BDPW TOP 6 #3

Para conferir a terceira edição do TOP 6, clique no título do post.

*COMENTAR AS POSTAGENS/QUADROS AUMENTA A CHANCE DE RECEBER PUSH.


*Foram escolhidas as 6 melhores promos feitas no card do Sunday Night Collision #12 e/ou Saturday Night Shockwave #8.


RICK RUDE

Rick Rude esteve no Main Event da oitava edição do Saturday Night Shockwave para enfrentar o bom AJ Styles. Resolvi escolher o comentário de Rude – mesmo não tendo vencido a luta – não para dizer que discordo do resultado, mas porque o comentário tem elementos que eu acho interessantes para analisar.

Pra começar, é importante que se diga que eu, sendo um pouco old school, sou de uma época em que era pouco comum o uso de alguns artifícios bastante comuns hoje em dia. Refiro-me às contextualizações de comentários, do estilo “Rick está em um ginásio”, “Rick se senta”, etc. Acho, apesar de não usar, interessantes formas de gerar imersão no leitor. Lembremos que estamos em um Fake em que o principal diferencial de um lutador deve – ou deveria – ser a forma como ele interpreta a sua gimmick, motivo pelo qual todos esses meios de identificação do personagem são totalmente válidos. Contudo, acredito que nem todos saibam fazê-lo com a qualidade que Rude faz. Tais elementos contextualizadores, na minha visão, ilustram perfeitamente o personagem que Rude interpreta. É quase como que ver um vídeo do lutador, e o encaixe é perfeito. Ponto para nosso Joe.

Outro elemento interessante – e igualmente “moderno” – é o uso de links. Confesso que sou um pouco reticente com relação ao uso dessa ferramenta, porque, com um booker em um dia corrido (o que é bastante comum), pode gerar desinteresse ter que copiar e colar o link em outro lugar para ver o que você queria dizer. Apesar disso, o uso desse instrumento mostra mais um elemento interessante do comentário de Rude e que eu não vejo sempre: o estudo do adversário. Sim, pois o link que Rude “anexou” ao comentário leva a um print de um comentário antigo de AJ Styles, demonstrando que ele se deu o trabalho de ler os comentários anteriores para saber quem estava enfrentando. Sejamos honestos: você, leitor, faz isso?

Ademais, um último elemento que gostaria de destacar é o uso do negrito. Pode parecer bobagem, mas esse tipo de artifício estético tem o poder de MELHORAR um comentário. Torna mais legível, menos maçante. Há parágrafos longos que dão preguiça de ler. Quando são usados negritos, o comentário fica mais palatável. É mais uma ferramenta simples e que causa boa impressão. Até diria que Joe exagera, mas é ótimo mesmo assim.

Enfim, de resto, o comentário segue um padrão de qualidade do Joe que todos já conhecem. Gimmick bem interpretada, bons argumentos, coesão. Comentário com início, meio e fim bem delineados, muito bem executado e, com justiça, presente no Top 6 da semana.

BRAY WYATT

Falo com propriedade: Bray Wyatt é, provavelmente, a pessoa com o maior domínio da gimmick da BDPW. Para não ser injusto com outros, diria que, no mínimo, uma das. Poupando repetições, diria que, assim como Rude faz, como já destacado, Wyatt utiliza, com maestria, artifícios interessantes de elaboração de um comentário: contextualizações e negritos. Diria, até mesmo, que Wyatt contextualiza a cena que ele pretende passar de forma ainda mais imersiva. As alterações de humor do personagem, ao meu ver, poderiam ser mais naturais, ou, em vez disso, poderiam ser passadas pela própria escrita, sem o uso necessário dessas narrativas. Mas, sendo um personagem de expressões bastante acentuadas, caras e bocas e afins, faz sentido o uso dessa ferramenta. E Wyatt o faz com qualidade ímpar.


Um ponto diferente do comentário de Wyatt, e que, por sinal, espero que todos estejam lendo, é a preferência por parágrafos mais curtos. Há quem diga que isso não faz diferença, mas, na minha visão, é uma questão a ser, sim, levada em conta. Faz parte da essência do ser humano a preguiça. Seu subconsciente, ao observar 3 parágrafos curtos, acha mais fácil ler do que 1 parágrafo longo com as MESMAS palavras. Se você não acha, faça o teste. Mas cuidado: pode ser um caminho sem volta.

Mas, certamente, o principal trunfo de Wyatt é a interpretação da gimmick. Eu, que conheci há pouco tempo essa nova faceta do Bray Wyatt real, chego a pensar que o nosso Wyatt está plagiando algum discurso já feito pelo lutador da WWE, tamanha a semelhança e a imersão que Bray gera com seus comentários. Seus comentários seriam, tranquilamente, scripts de uma Firefly Fun House da WWE.

A única correção que eu faria seria de alguns erros de ortografia, mas isso é tão pequeno diante da qualidade do comentário que, certamente, fica em segundo plano. Estou ansioso para os próximos capítulos da história desse personagem.

ADAM REVOLVER

Já comentei com algumas pessoas e, inclusive, com ele mesmo, que, após algum tempo fora do mundo dos Fakes, voltar agora e ver o que o nosso garoto Kyo está fazendo é uma surpresa enorme. Parece aquela promessa que você contrata no seu FIFA, deixa o menino jogar e daqui a pouco ele é o craque do time. O glorioso Adão 38tão esteve, nessa semana, no Main Event do Collision, em uma Fatal 4-Way Contender Match pelo WHC. Não venceu, mas tenho que parabenizá-lo pelo belo comentário.

Mas, além de parabenizar, queria dar um puxão de orelha. Porque, para ser excelente, faltou um algo a mais. Já volto a falar sobre isso, mas, antes, queria exaltar a interessante gimmick, que, apesar de parecer algo repetitivo e clichê nos Fakes, não tem nada disso, ou, ao menos, é tão bem executada que faz parecer algo novo. O estereótipo do perfeitinho arrogante é bastante comum, mas Kyo consegue trazer novos elementos a esse personagem, o que o torna bastante interessante.

O ponto alto do comentário, na minha visão, é a introdução. É aí onde Kyo desfila a sua elegância com as palavras e nos traz um belo aperitivo do que estava por vir. O momento seguinte, onde ele analisa os adversários, é bom, não chega a ser cansativo ou clichê, mas também não é brilhante. São bons argumentos, claro, colocados na sua ótica, e servem para o propósito do seu comentário. E a conclusão, bem... não teve.

E é isso que, ao meu ver, faltou ao comentário. Sinto que ele acabou muito repentinamente, em meio às discussões sobre os adversários da luta, sem um fechamento ideal. Acho, honestamente, que Kyo deveria ter retomado o tema abordado na introdução (sobre ser um apostador, lidar com riscos e sobre sempre vencer), fazendo ligações com seus adversários e encerrar de forma brilhante. A frase final é boa, mas sinto que faltou algo a mais.

Escolhi Kyo para analisar porque o início é excelente, o meio bom e o fim, se tivesse existido, transformaria o comentário em uma obra de arte. Creio que essa seja uma função importante do quadro, que, mais do que simplesmente elogiar e apontar os pontos positivos dos comentários, traz alternativas e opiniões buscando aprimorá-los. E tenho certeza que o garoto Kyo, com sua humildade e competência, vai absorver essas ideias da melhor forma possível.


MARTY SCURLL

Eu tenho que dizer isso, desde a primeira promo que eu li do novo personagem do Eduardo, eu senti o Marty Scurll sendo digamos, um cartunesco vilão de filmes dos anos 80. E nesse contexto para mim, Eduardo encheu em cheio na execução.

Falas tipicas de um antagonista, um plano maléfico, tudo está presente nessa promo. Eu mesmo acredito que clichês não são ruins mas sim, a forma batida de como você usa eles. Tenham como um exemplo esses elementos que eu citei anteriormente, Eduardo pega esses clichês de um tipico vilão e transforma eles em ouro.

Falando de seus adversários, Marty também é muito efetivo apesar de claro, não ousar em nada nesse quesito. Usou da típica formula de falar de um adversário de cada vez e nessa decisão podemos ver que ele foi muito seguro. Em cada parte, um ótimo argumento contra o seus adversários e tudo isso sem perder a classe de um vilão.

Aos meus olhos, faz por merecer a vitória no Main-Event da noite. Foi preciso e conclusivo, Marty Scurll sem questão de duvidas, pode ser uma grande pedra no sapato do nosso campeão mundial. Aguardamos os próximos capítulos.


MR PERFECT

Antes de tudo, eu queria destacar o esforço e a disponibilidade no nosso Luka. Em um combate onde seu adversario é praticamente um NPC, ele não deixou isso aparecer em nenhum momento de sua promo. Fez uma promo digna de uma luta disputada e com isso, vamos aos detalhes. 

Perfect aborda todo o contexto de sua luta e uma forma bem direta, sem muito background ou reviravoltas, ele deixa bem claro: o seu objetivo é ser o mais rápido nessa noite. Em minha concepção, Luka usou muito bem essa estipulação para a sua persona de Mr. Perfect.

O seu jeito arrogante e cheio de si contribuiram demais para uma promo cheia de ótimos argumentos e um show de interpretação. Perfect não desceu o seu nivel em nenhum momento, fazendo jus ao seus títulos e á uma das melhores promos da semana.


AUSTIN THEORY

Olhem só isso aqui... De 6 promos do nosso quadro, 3 são da Fatal-4 Way Match do último Colision. Eu tenho pena dos Bookers, essa Match foi disputadíssima, talvez uma das mais disputadas do Fake como um todo

Austin Theroy começa a promo de uma forma muito interessante, fazendo paralelos com o seu começo na empresa até o momento atual, tudo isso de forma excelente e bem contada. Ao falar dos seus adversários, também não deixou nada a desejar. Argumentos fortes ao meu ver, explorados até a última gota. 

Confesso, o personagem do Austin Theory muitas vezes pareceu uma incógnita para mim. Mais como uma versão beta, dessa vez não posso dizer. Creio que essa fase de Austin Theory é o pico do seu personagem e apesar de sua derrota, bons frutos podem ser colhidos da roupagem que essa promo teve. 


O momento de Austin ainda não chegou, o vilão foi fatal e roubou o seu lugar na fila. Mas Austin não precisar ficar de cabeça baixa, teve uma ótima performanace. Está de parabens, assim como todos da Fatal-4 Way.

2 comentários:

concordo, faltou algo msm. valeu pelos elogios e dicas, Master