ALEXANDER, semana 2: Pra eu poder me tornar o que eu sou hoje, eu tive que deixar as futilidades para trás. Meus amigos saíam para festas aos 18 anos de idade e se achavam homens. Andavam com carrões, nascidos em berços de ouro, sustentado por seus pais podre de ricos, e se achavam homens. Quando decidi entregar minha vida ao Pro-Wrestling, muitos riram da minha cara. Recusei festas e ia para academia. Dispensava garotas interesseiras, aquelas insolentes que buscavam um homem de poder para se deitar ao anoitecer. Eu não tinha tempo para aquilo. Tudo que não me levasse á um ringue, eu não tinha tempo. Ache alguém que te conforte e agarre isso com todas as suas forças: eu agarrei o Pro-Wrestling. Eu não larguei as festas, mulheres, não, eu larguei aqueles idiotas que eu chamava de amigos. Hoje eles devem estar em seus escritórios, acima do peso, mal vendo a hora de chegar em casa, abrir uma cerveja e ligar a televisão para assistir algo que faça lhe tirar da realidade monótona que vive das 7 às 20h, todo santo dia.
Quando aqueles insolentes ligarem a televisão, me verão aqui, em pleno solo americano, mostrando para todos, que, senhoras e senhores: eu sou a personificação de um homem de verdade. Nada mais gratificante do que entrar no ringue e fazer outro homem sangrar. Lhe quebrar de todas as maneiras possíveis, e eu estou falando de seu espírito. Transformar suas verdades em dúvidas, é para isso que eu estou aqui. Colocar uma Interrogação na sua Exclamação. Conquistar e mostrar a todos o que é ser um Pro-Wrestler de verdade.
A vitória não veio na semana passada, mas eu já disse semana passada, que vitória não define ninguém. Mostrei o meu valor no ringue e cá estou, em uma luta muito maior que a da semana passada, apesar de Sheamus ser um lutador gratificante, confesso que foi um ótimo teste para mim.
Enquanto eu arremessava Sheamus de um lado para outro naquele ringue, eu olhava para toda aquela gente. Boquiabertas e sem entender como um homem daquele fazia aquilo dentro de um ringue. Durante a semana eu vi pessoas falando que eu usava anabolizantes, porque não havia como um homem ser tão fibrado e cheio de músculos como eu. Não liguei muito, afinal, a inveja me segue desde que eu participei da minha primeira luta profissional.
Talvez Brock Lesnar use essas substâncias, mas não eu. O que eu tenho é natural, o que eu faço dentro de um ringue é mais natural ainda.
Enquanto alguns americanos me crucificaram pela derrota na semana passada, a minha pátria fez questão de enfatizar a ótima performance dentro do ringue, é exatamente por eles que eu estou fazendo isso aqui, e Alexander Cesaro começará empilhando corpos na próxima semana.
Lá na Suiça não jogamos palavras em vão, então acreditem em mim. Quando eu falo, eu faço.
The Wrestling Purist; SWISS Cyborg, Alexander Cesaro.
O ciclo natural dita a forma em que vivemos. Todos os seres vivos se adaptam as novas renovação e relações, da mesma forma em que na natureza se altera em ordem a viver de forma mais próspera. A forma em que viveremos afeta nosso desenvolvimento e nossa percepção, e a única forma de transcender nossa capacidade é se escolhermos nos aliar a mãe natureza! O processo de renovação pode ser gradual e suave, mas da mesma forma que acontece em nossa sociedade, esse ciclo também pode causar perda e destruição. Em nossas vidas, a perda é inevitável, a mudança é inevitável, e a felicidade reside em nossa adaptabilidade em sobreviver as fases ruins. O sofrimento traz consigo fortes lições para todos nós, mas junto com ele traz a oportunidade de um novo começo... uma nova chance para alcançar a luz no fim do túnel, uma nova oportunidade de transcender perante sob a luz! Um novo caminho sob outras concepções, traçadas por ideais ainda mais puros e dignos. No Shockwave, Matt Sydal inicia um novo ciclo, assim como o ciclo natural, algo que requer uma construção contínua, uma jornada de renovação e de renascimento, em busca de abrir o terceiro olho. De buscar a iluminação da alma e a força interior, de ter a redenção dentro de um ringue, de seguir o meu caminho espiritual.
Para toda ação, existe uma reação. Até mesmo quando se atinge a glória máxima, é necessário se preocupar com uma queda ainda maior. Quando olho Jynder Mahal, enxergo alguém que anda sofrendo com as reações de sua recente vitória, alguém que possui medo em seus olhos, medo que alguém o tire aquilo que ele lutou tanto para conseguir... mas Jynder, não há nada a temer, pois as coisas seguem seu rumo natural, cedo ou tarde o World Heavyweight Championship não estará mais em seus ombros, mas que você possa se orgulhar de algo além de bens materiais, pois perder para mim sábado a noite, significaria uma perda muito mais do que material, e sim interior, emocional e astral. Nos momentos decisivos, o universo conspira a favor daqueles que possuem a essência pura e em busca da luz, os que trilharam o caminho certo para a iluminação possuem mais sucesso e capacidade, então ao enfrentar Jynder, represento algo muito maior do que todos conseguem ver, a verdadeira força interior vence a força exterior em todas as alternativas possíveis. Mesmo em situações difíceis, seus pensamentos e comportamentos definem quem você é e do que é capaz! Dia 11 de julho, Matt Sydal renasce, com um novo espírito e concepção, e todos presentes poderão enxergar a luz que transcende através da força interior! Bens materiais não são minha prioridade, então sábado quando eu for concebido com a vitória, meu oponente pode se tranquilizar, pois aquele ouro ainda não será alguma das minhas maiores pretensões... namastê.
Olá senhoras e senhores, deixem eu me apresentar, meu nome é Nasser e sou a partir de agora o maior astro entre todos vocês. As minhas qualidades são diversas, mas entre elas se destacam a minha extrema esperteza e a minha velocidade sobre-humana, fora isso eu sou um mágico de nome, respeitado e admirado pelos quatro cantos do mundo, mas mesmo com todos esses atributos, estou aqui de pé na frente de cada um de vocês para dizer que agora eu serei também o maior pró-wrestler do universo!
O desafio instiga nós mágicos, estamos sempre tentados a desafiar o impossível, em deixar as pessoas de queixo caído, e por isso essa noite vou mostrar a vocês um grande truque que elaborei por anos, nem Copperfield ousaria algo tão insano! Vou derrotar dois homens imensamente grandes e fortes, em outras palavras vou chutar os traseiros de Cesaro e Lesnar. Ambos são maiores e aparentemente mais fortes, mas não possuem cartas na manga assim como eu, e se eles pensam que eu vim aqui para apenas fazer truques e brincadeiras estão totalmente enganados. Eu busco mais fama e poder, e claro, um título muito em breve garotos!
Eu tenho uma bela assistente, seu nome é Julia, mas ela não se encontra aqui no momento, portanto vamos tratar isso aqui como três homens, vamos falar abertamente sobre o que penso de vocês e o que farei com ambos, aproveitar que não existem garotas no recinto. Vou esfregar o meu baralho na sua cara Lesnar e fazer você engolir uma por uma, até você gritar por piedade com essa sua voz de donzela! E quanto a você Cesaro, vou te apresentar a sua segunda derrota, você que nem ao menos se deu ao trabalho de falar sobre mim, acha que sou invisível? Bem eu até posso ficar, mas essa eu vou guardar para um outro show! O que importa é que derrotarei você também, sem mágoas.
Por enquanto é isso, estamos frente a frente nesse ShockWave e vou fazer de tudo para alcançar a minha primeira vitória, e primeira de muitas acreditem! Vou subir naquele corner e celebrar com meus fãs essa importante vitória, a minha grande entrada de pé direito nesse ramo, e vocês sabem que um homem motivado vale por dois não é? Então deixem de se esconder e subam nesse ringue pois Nasser vai lhes apresentar o grande espetáculo, Sim Salabim esses dois vão perder pra mim!
Se você reconhece o tom desregulado na voz de Jon Moxley e a respiração forte que o acompanha, você sabe o que está por vir. Jon Moxley é um homem de respostas, um homem de resultados... Mas hoje, eu me sinto obrigado a iniciar um questionamento. Semana passada, eu venci mais uma vez e com isso eu percebo a necessidade de subir mais um degrau. O novo desvio dessa indústria não será construído com vitórias simples contra adversários estreantes... O novo desvio será construído quando Jon Moxley colocar as mãos naquele Atlas Championship, defender o mesmo e finalmente disputar o World Championship. O novo desvio se dará quando eu for o último homem de pé nessa indústria.
O questionamento é simples... Eu pergunto a vocês, membros do Roster dessa companhia; vocês gostaram do último presente de Deus? A violência. Se você conhece a fundo Jon Moxley você conhece a história... Deus nos deu a violência para que rasgássemos a pele um dos outros como forma de pagarem sua honra. Se não fosse isso, qual seria a razão de existir tanta brutalidade? Deus e o demônio chamado Jon Moxley andam lado a lado, não é sobre luz e escuridão... É sobre a união de ambas.
Eu falo na linguagem da violência mas eu também sou muito bom com palavras. Você pode ser qualquer um... Pode ser um jovem estreante como Quaresma foi em nosso confronto; você cairá como ele. Você pode ser um dinossauro da indústria como Gabriel Paccioni ou Souza, um homem moribundo apenas esperando algum desgraçado com bolas grandes o suficiente por um fim em sua carreira. Você pode ser uma besta encarnada que terá os seus quase duzentos kilos derrubados por esse homem violento que vos fala. Você pode ser um seguidor do "Messias" como Austin Theory ou Damien Priest, homens que voluntariamente se cegaram diante do que deve ser feito... Talvez você seja até mesmo o "Messias", Seth Leavith. Talvez o homem que responda o meu chamado seja um campeão como Mr. Perfect ou um desafiante como Triple H; pouco importa. Quando você se dispõe a enfrentar o provedor de violência dessa empresa, o ouro que está na sua cintura se torna um detalhe.
Você pode ser alguém do passado ou alguém querendo construir um futuro. Mas o fato é que quando você entra no mesmo ringue que Jon Moxley, o seu passado não importa e o seu futuro está em risco. Homens podem olhar para essa Open Challenge como uma oportunidade de brilhar, de chocar o mundo... E todo mundo tem um plano até ser socado na cara por Jon Fucking Moxley. Essa é uma oportunidade de dividir o ringue com o próximo Atlas Champion, com um homem que construirá um novo desvio nessa indústria com o auxilio das duas armas mais perigosas desse ramo; meus dois punhos.
Finalmente, eu vos digo que Jon Moxley aproveita cada pedaço do último presente dado por Deus. A violência existe justamente para ser usada... E no próximo Shockwave, eu vou deixar o "Senhor" orgulhoso. This is what you call a paradigm shift.
Olá a todos, é ótimo estar utilizando está plataforma que é a BDPW para atingir mais pessoas com a verdade. Entao, obrigado ao GM por me dar novamente um tempo no show.
Alucard, CM Punk, Brock lesnar, todos esses se recusaram a ouvir a verdade, todos eles duvidaram de mim e da palavra que o Messiah nos traz, esses três homens disseram não quando receberam a oportunidade de cooperar para o bem maior... E o que aconteceu? Estes três pagãos sofreram as consequências a partir de minhas mãos. Então Rick rude, este shockwave pode ser para você um dia de redenção ou pode ser o dia de seu expurgo. Depende de você.
My name Will live forever The disciple Damien Priest
A imagem mostra um jato com os dizeres "Rude Enterprises" pousando no aeroporto de Charlotte, Carolina do Norte. Após alguns minutos, a equipe de transmissão liderada por Tony Schiavone aproxima-se da área restrita.
Tony Schiavone: Senhoras e senhores, meu nome é Tony Schiavone e falo com vocês diretamente do aeroporto de Charlotte, local onde ocorrerá a nova edição do ShockWave. O motivo em questão será a apresentação do mais novo contratado pela companhia.
Neste instante, a porta do jato é aberta e "Ravishing" Rick Rude, acompanhando de duas mulheres, começa a descer rumo a terra firme.
Rick Rude (falando em alto tom): Eu sei, eu sei. Todos vocês devem estar pensando "O que ele está fazendo aqui? Não deveria estar no México?" E não, eu não fiquei aqui por causa das mulheres - Rude olha para ambas modelos que estão ao seu lado - ou por causa de algum tipo de preconceito. "Ravishing" Rick Rude decidiu ficar porque quando empurram ele, ele empurra de volta. E a única coisa certa sobre mim, é que não existe certezas. E agora que eu tenho toda sua atenção, sentem-se em suas poltronas, fiquem acomodados e escutem o que um verdadeiro profissional, nesta indústria de farsantes, tem a dizer.
Rude aproxima-se de Schiavone, e então começa a falar.
Rick Rude: Então, Damien Priest, certo?! Um dos "peões" de Leavith. Em minha carreira, eu lidei com muitos iguais a você, poderia, inclusive, fazer uma grande lista. Mas, deixe-me encurtar a história: Eu derrotei todos. E, acredite em mim, não por causa do meu incrível biotipo que me dá a alcunha de um dos mais fortes lutadores neste ramo. Entretanto, aquilo tudo aconteceu porque, além disso, eu sou um dos mais inteligentes. E preciso de apenas uma única oportunidade, Priest, para fazer o que sou pago para fazer, seja aqui, em Orlando ou qualquer outro lugar. Não, não pense, nem por um minuto, que eu sou ingênuo o suficiente para me esquecer, também, do seu parceiro Austin Theory. Nesta indústria, não existe espaço para pessoas ingênuas. E, CM Punk, no último ShockWave, demonstrou isso após ser atacado pelas costas você, Priest, e os seus companheiros. Mas eu não sou CM Punk, e comigo não existem ingenuidades. Não haverá brechas. Eu sou um jogador, garotos. E não tenho medo algum de sacrificar minha rainha para ganhar o jogo.
Rick Rude: Jogo no qual, eu sou o melhor, e eu irei provar isto. Como provei quando tornei a Rude Enterprises em uma das mais valiosas empresas financeiras do mundo. Como provei quando conquistei todos os títulos que existem em meu "currículo". Não pensem que o "Ravishing One" é apenas lindos ternos com belas mulheres. Porque, para conquistar tudo, inclusive elas, eu tive que dar duro. Algumas pessoas, Schiavone, nascem com a grandeza. Vá até a Universidade de Minnesota e você verá grandes troféus com meu nome estampado neles. Vá até Wall Street e verá que o mais alto prédio que existe lá tem meu nome. Vá até a Casa da Playboy e verá que todas as coelhinhas me amam. O fato, Tony, que em toda minha vida, eu jamais falhei. Fui moldado a viver com pressão e expectativas. Na verdade, eu prezo por elas. Porque são o que fazem eu me tornar ainda maior - Rude fala olhando para as modelos ao seu lado.
Rick Rude: Não existem maneiras limpas de me tornar alguém sem credibilidade ou importância, porque essas são duas coisas que sempre serão lembradas quando o nome Rick Rude for dito. E, amanhã, Damien Priest, você verá que não será você, ou nenhum dos seus companheiros, que irão conseguir me parar. E agora, digam "tchau" para eles, meus amores. Teremos uma longa noite de preparação.
Modelos (em uníssono): Tchaaaaau! - Enquanto acenam para Tony Schiavone e sua equipe, que encerram a transmissão.
Então Rick rude acha que sou um peão de Seth? Isso é típico de um homem sem fé, sem propósito, e é por isso que eu estou aqui Rick... Você acha que foi apenas uma coincidência eu e você nos enfrentando no Shockwave? Que ingênuo, ainda mais vindo de alguém como você que se diz tão inteligente. Rick, eu já estive em seu lugar, eu costumava "viver" apenas pelo ouro, pelas mulheres, porém hoje em dia eu sei que isso não é vida... Quando eu fui pessoalmente "apresentado" ao messiah,naquele momento eu percebi que eu estava apenas tentando ocupar o vazio com coisas superficiais quando na verdade o que eu realmente precisava era apenas ouvir, ouvir a palavra que o Messiah trouxe para a minha vida e que está tentando levar a vida de mais e mais pessoas. Você entende o que eu estou tentando dizer Rick? Por mais que você pense que está perdido nesse mundo, você não está sozinho meu amigo, existem muitas pessoas assim na sociedade, e é por isso que eu, Seth e Theory vivemos uma vida seguindo a risca os planos divinos , e não se preocupe Rick, com certeza lhe foi destinado algo muito especial... Porém se você insistir com sua rebeldia você terá que ser exterminado. Eu creio que um homem inteligente que é o que você se diz ser, iria tomar a escolha correta, porém vamos aguardar o Shockwave.
Nem só de defesas vive um campeão, né? Em minha primeira aparição no ShockWave, enfrentarei um novato, que eu não faço ideia de quem seja, mas valorizo o fato de que se essa luta vai acontecer, ele teve coragem de debutar enfrentando o World Heavyweight Champion, ou talvez ele só não teve opção e foi a única luta que o GM tinha pra ele, mas isso não importa, a gente aceita as oportunidades que a vida nos dá, é a uma chance perfeita de mostrar que estamos preparados para qualquer coisa que acontecer, e mesmo que não estejamos, serve para nos preparamos melhor na próxima. Eu não conheço Matt Sydal, não sei qual é o seu mindset, não sei como ele trabalha no ringue, não sei quais as intenções dele na BDPW e também não sei quais são suas intenções nessa match no show de sabado. Bom, eu acredito que ele esteja vendo essa match como a oportunidade perfeita, imagina só, chegar a uma nova empresa e enfrentar o campeão dela, que também esta numa serie invicta, um adversário difícil para se pegar numa estreia, mas que uma provável vitória te coloca em um lugar que outras matches não te colocariam, é a oportunidade de estar nos holofotes principais e mostrar para o que veio logo na sua primeira aparição. Na minha primeira aparição, eu enfrentei dois wrestlers que eram considerado os favoritos, Seth Leavith, campeão em varios outras empresas, Tommy Cornell, que saiu da aposentadoria e da sua loja de ferramentas pra ser novamente aposentado pelo primeiro citado, felizmente, eu fiz o que eu esperava, venci, mas não fiz o que outras pessoas esperavam, eu não engoli o pin pra um dos favoritos do torneio que se encontravam nessa match comigo, eu fui contra as odds. Naquela altura, talvez eu não fosse o mais qualificado disponível para passar de fase, nem o mais qualificado pra chegar as finais, nem o mais qualificado para vencer, nos olhos de muita gente, mas nada disso importou quando eu venci e mostrei que sim, eu era e fui confirmado como o mais qualificado, e por isso, hoje, eu carrego o título mais importante da empresa, foi mais que fundamental ter uma estreia impactante.
Com tudo isso dito, o ponto que quero chegar é que eu não estimo meu adversário de forma alguma, eu não quero julgar alguem que eu não conheço, ele pode simplesmente ser um dos melhores wrestlers que temos por ai, e vencer o campeão na sua estreia, se colocando num lugar que outros passam toda a carreira tentando alcançar, uma simples vitória poderia ser gigantesca pra esse estreiante, mas eu antecipo a Sydal que esse cenário é improvável, eu nunca me senti tão bem na minha carreira, que é curta, e apesar de ter me preparado a vida toda pra isso, eu ainda tenho muito a aprender, saber melhor como as coisas funcionam nesse business, e cada vez que eu subo naquele ringue, é uma experiência nova, mas apesar disso, o resultado costuma ser sempre o mesmo: vitória. Eu garanto a todo mundo que vai até o Spectrum Center no sábado, que eu vou dar o meu melhor e protagonizar o show que todos que compraram os seus ingressos esperam... Eles esperam um campeão que toda vez que ouve sua theme song, desce aquela rampa arrepiado com a reação da crowd, vence sua match, convence o público mais uma vez que merece estar na posição que está.
Matt Sydal, eu te respeito pela coragem que você vai concretizar quando vir até o ringue me enfrentar, tome cuidado com a postura que escolheu pra nossa match, talvez você tinha lido minhas energias de forma incorreta, não existe nenhum medo em meus olhos, caso você esteja pensando que essa vai ser a fraqueza que você vai explorar, você não vai encontrar nada além de alguem que prioriza vencer a cima de tudo. Eu te aguardo no ShockWave, espero que este encontro cause uma grande match, te desejo também boa sorte no restante da sua carreira na BDPW.
Meu nome é Ron Killings, Ron "Tha Truth" Killings, R-Truth, K-Krush, K-Killa. Sim, me conhecem por vários nomes, e eu vi uma grande oportunidade de deixar um deles gravado aqui, na BDPW. Eu vi essa oportunidade enquanto assistia o ShockWave em casa semana passada... um open challenge, uma puta oportunidade pra alguém que livre no mercado procurando uma chance de aparecer numa grande empresa, sim, mas o que mais me motivou a vir aqui foi a possibilidade de enfrentar esse Jon Moxley. Esse cara chamado Jon Moxley é um saco, essa porra desse discurso é um saco, o estilo desse cara é um saco, tudo que ele diz representar é um saco, você realmente acha que ta representando algo novo? eu adianto pra você que não é suficiente ser um desesperado com dificuldade de respirar para chegar aqui e causar um impacto, outro lunático? não é novidade, tanto tempo acompanhando esse ramo me fez perder as contas de quantos caras vieram aqui dizendo que eram fodas e que representavam uma mudança, e que não representavam porra nenhuma, essas palavras não provam nada. A verdade é que você não passa da porra de convencido iludido com a possibilidade gigantesca da América abraçar outro white savior dos ringues... o pior de tudo? eu compreendo. Esse ramo ama abraçar todo tipo de branquelo com síndrome do pânico que aparece por aqui, qualquer cara que entra por aquela rampa e entra no ringue com um discurso de que ele é alternativo, de que ele é uma fuga dos nomes de sempre e merdas desse tipo, recebe uma recepção calorosa do público, é a típica carência por white savior's.
De onde eu venho, existem pessoas que passaram a vida toda caladas, gênios, que por causa do sistema em que vivem, foram obrigados a viver nos codigos da rua. Eu conheço homens que faria esse Moxley ter o tom do voz mais regulado que já foi visto, e por causa desses homens, eu me tornei um homem que aproveitou cada chance que teve de falar. Eu cresci com pessoas que sabiam que eles nunca teriam a oportunidade de chegar em lugar nenhum dizendo qualquer dessas palavras que Jon Moxley frequentemente usa pra se descrever, porque caras que vem de onde eu venho sabem que tem uma chance única de provar do que é capaz, sabem que é tudo ou nada todo dia que deixam suas casas, as vezes nem ao menos tem a chance de falar, são diversas mentes brilhantes caladas frequentemente, por não receber nenhuma pequena oportunidade de dizer o que pensa, enquanto quem tem uma plataforma, vem sempre com o mesmo papo de merda. Hoje que eu tenho essa plataforma, eu deixo claro para Jon Moxley que esse papinho de merda dele não cola mais. Eu nem sei se eu vou vencer esse cara quando entrar no ringue com ele, ele é mais jovem e mais preparado fisicamente do que eu, isso é um fato, mas ainda não me impede de jogar outros fatos na cara dele.
Eu também não compreendo como esse cara pode se achar a porra de um protagonista sem nenhum título nas mãos. Você não tem absolutamente nada pra comprovar os seus pontos, além de uma mísera vitória na sua estreia, uma vitória que vale uma chance ao Atlas Championship, que é a porra de um título de segundo escalão, você é apenas o primeiro contender de um título que é o terceiro na linha da empresa, nada mais, você sabe que isso não é nada mais do que verdade. Não me leve a mal Teddy Long, sei que você faz um ótimo trabalho a frente desse show e também para valorizar um cinturão recém inaugurado, mas essas palavras precisavam ser ditas para colocar esse playboy no seu lugar, e ele sabe que essa porra não é nada mais do que a verdade
Moxley, como eu ja tinha dito, você pode me vencer no ShockWave, dentro do ringue, no momento, você é bem mais preparado, mas pra mim, isso não se trata de vencer, não agora, se trata de aproveitar o espaço que eu tenho para falar todas as verdades possíveis, e é o que eu fiz, eu aproveitei a oportunidade de não ficar mais calado e jogar verdade atrás de verdade na sua cara, e de todo mundo que tem ou apoia essa mentalidade de merda, boa sorte, espero que você tente pelo menos fazer metade das mentiras que você disse nos últimos dias virarem verdades, faça do ringue o seu palco, e pelo menos tente dar um show ao seu público.
Isso é tudo o que tenho a dizer para você, e para quem quiser ouvir. Quem quiser me encaixar no clichê de "angry black man", aproveite o tempo em que pode abrir os olhos e ver que na real, eu sou é a verdade, nada menos do que a porra da verdade, e no fundo, vocês sabem.
10 comentários:
ALEXANDER, semana 2:
Pra eu poder me tornar o que eu sou hoje, eu tive que deixar as futilidades para trás. Meus amigos saíam para festas aos 18 anos de idade e se achavam homens. Andavam com carrões, nascidos em berços de ouro, sustentado por seus pais podre de ricos, e se achavam homens. Quando decidi entregar minha vida ao Pro-Wrestling, muitos riram da minha cara. Recusei festas e ia para academia. Dispensava garotas interesseiras, aquelas insolentes que buscavam um homem de poder para se deitar ao anoitecer. Eu não tinha tempo para aquilo. Tudo que não me levasse á um ringue, eu não tinha tempo. Ache alguém que te conforte e agarre isso com todas as suas forças: eu agarrei o Pro-Wrestling. Eu não larguei as festas, mulheres, não, eu larguei aqueles idiotas que eu chamava de amigos. Hoje eles devem estar em seus escritórios, acima do peso, mal vendo a hora de chegar em casa, abrir uma cerveja e ligar a televisão para assistir algo que faça lhe tirar da realidade monótona que vive das 7 às 20h, todo santo dia.
Quando aqueles insolentes ligarem a televisão, me verão aqui, em pleno solo americano, mostrando para todos, que, senhoras e senhores: eu sou a personificação de um homem de verdade. Nada mais gratificante do que entrar no ringue e fazer outro homem sangrar. Lhe quebrar de todas as maneiras possíveis, e eu estou falando de seu espírito. Transformar suas verdades em dúvidas, é para isso que eu estou aqui. Colocar uma Interrogação na sua Exclamação. Conquistar e mostrar a todos o que é ser um Pro-Wrestler de verdade.
A vitória não veio na semana passada, mas eu já disse semana passada, que vitória não define ninguém. Mostrei o meu valor no ringue e cá estou, em uma luta muito maior que a da semana passada, apesar de Sheamus ser um lutador gratificante, confesso que foi um ótimo teste para mim.
Enquanto eu arremessava Sheamus de um lado para outro naquele ringue, eu olhava para toda aquela gente. Boquiabertas e sem entender como um homem daquele fazia aquilo dentro de um ringue. Durante a semana eu vi pessoas falando que eu usava anabolizantes, porque não havia como um homem ser tão fibrado e cheio de músculos como eu. Não liguei muito, afinal, a inveja me segue desde que eu participei da minha primeira luta profissional.
Talvez Brock Lesnar use essas substâncias, mas não eu. O que eu tenho é natural, o que eu faço dentro de um ringue é mais natural ainda.
Enquanto alguns americanos me crucificaram pela derrota na semana passada, a minha pátria fez questão de enfatizar a ótima performance dentro do ringue, é exatamente por eles que eu estou fazendo isso aqui, e Alexander Cesaro começará empilhando corpos na próxima semana.
Lá na Suiça não jogamos palavras em vão, então acreditem em mim. Quando eu falo, eu faço.
The Wrestling Purist;
SWISS Cyborg,
Alexander Cesaro.
Surrender Yourself to the Nature
O ciclo natural dita a forma em que vivemos. Todos os seres vivos se adaptam as novas renovação e relações, da mesma forma em que na natureza se altera em ordem a viver de forma mais próspera. A forma em que viveremos afeta nosso desenvolvimento e nossa percepção, e a única forma de transcender nossa capacidade é se escolhermos nos aliar a mãe natureza! O processo de renovação pode ser gradual e suave, mas da mesma forma que acontece em nossa sociedade, esse ciclo também pode causar perda e destruição. Em nossas vidas, a perda é inevitável, a mudança é inevitável, e a felicidade reside em nossa adaptabilidade em sobreviver as fases ruins. O sofrimento traz consigo fortes lições para todos nós, mas junto com ele traz a oportunidade de um novo começo... uma nova chance para alcançar a luz no fim do túnel, uma nova oportunidade de transcender perante sob a luz! Um novo caminho sob outras concepções, traçadas por ideais ainda mais puros e dignos. No Shockwave, Matt Sydal inicia um novo ciclo, assim como o ciclo natural, algo que requer uma construção contínua, uma jornada de renovação e de renascimento, em busca de abrir o terceiro olho. De buscar a iluminação da alma e a força interior, de ter a redenção dentro de um ringue, de seguir o meu caminho espiritual.
Para toda ação, existe uma reação. Até mesmo quando se atinge a glória máxima, é necessário se preocupar com uma queda ainda maior. Quando olho Jynder Mahal, enxergo alguém que anda sofrendo com as reações de sua recente vitória, alguém que possui medo em seus olhos, medo que alguém o tire aquilo que ele lutou tanto para conseguir... mas Jynder, não há nada a temer, pois as coisas seguem seu rumo natural, cedo ou tarde o World Heavyweight Championship não estará mais em seus ombros, mas que você possa se orgulhar de algo além de bens materiais, pois perder para mim sábado a noite, significaria uma perda muito mais do que material, e sim interior, emocional e astral. Nos momentos decisivos, o universo conspira a favor daqueles que possuem a essência pura e em busca da luz, os que trilharam o caminho certo para a iluminação possuem mais sucesso e capacidade, então ao enfrentar Jynder, represento algo muito maior do que todos conseguem ver, a verdadeira força interior vence a força exterior em todas as alternativas possíveis. Mesmo em situações difíceis, seus pensamentos e comportamentos definem quem você é e do que é capaz! Dia 11 de julho, Matt Sydal renasce, com um novo espírito e concepção, e todos presentes poderão enxergar a luz que transcende através da força interior! Bens materiais não são minha prioridade, então sábado quando eu for concebido com a vitória, meu oponente pode se tranquilizar, pois aquele ouro ainda não será alguma das minhas maiores pretensões... namastê.
reBorn
Matt Sydal
Olá senhoras e senhores, deixem eu me apresentar, meu nome é Nasser e sou a partir de agora o maior astro entre todos vocês. As minhas qualidades são diversas, mas entre elas se destacam a minha extrema esperteza e a minha velocidade sobre-humana, fora isso eu sou um mágico de nome, respeitado e admirado pelos quatro cantos do mundo, mas mesmo com todos esses atributos, estou aqui de pé na frente de cada um de vocês para dizer que agora eu serei também o maior pró-wrestler do universo!
O desafio instiga nós mágicos, estamos sempre tentados a desafiar o impossível, em deixar as pessoas de queixo caído, e por isso essa noite vou mostrar a vocês um grande truque que elaborei por anos, nem Copperfield ousaria algo tão insano! Vou derrotar dois homens imensamente grandes e fortes, em outras palavras vou chutar os traseiros de Cesaro e Lesnar. Ambos são maiores e aparentemente mais fortes, mas não possuem cartas na manga assim como eu, e se eles pensam que eu vim aqui para apenas fazer truques e brincadeiras estão totalmente enganados. Eu busco mais fama e poder, e claro, um título muito em breve garotos!
Eu tenho uma bela assistente, seu nome é Julia, mas ela não se encontra aqui no momento, portanto vamos tratar isso aqui como três homens, vamos falar abertamente sobre o que penso de vocês e o que farei com ambos, aproveitar que não existem garotas no recinto. Vou esfregar o meu baralho na sua cara Lesnar e fazer você engolir uma por uma, até você gritar por piedade com essa sua voz de donzela! E quanto a você Cesaro, vou te apresentar a sua segunda derrota, você que nem ao menos se deu ao trabalho de falar sobre mim, acha que sou invisível? Bem eu até posso ficar, mas essa eu vou guardar para um outro show! O que importa é que derrotarei você também, sem mágoas.
Por enquanto é isso, estamos frente a frente nesse ShockWave e vou fazer de tudo para alcançar a minha primeira vitória, e primeira de muitas acreditem! Vou subir naquele corner e celebrar com meus fãs essa importante vitória, a minha grande entrada de pé direito nesse ramo, e vocês sabem que um homem motivado vale por dois não é? Então deixem de se esconder e subam nesse ringue pois Nasser vai lhes apresentar o grande espetáculo, Sim Salabim esses dois vão perder pra mim!
The Ace Of Cards
Nasser
Shutter Island (2010)
Se você reconhece o tom desregulado na voz de Jon Moxley e a respiração forte que o acompanha, você sabe o que está por vir. Jon Moxley é um homem de respostas, um homem de resultados... Mas hoje, eu me sinto obrigado a iniciar um questionamento. Semana passada, eu venci mais uma vez e com isso eu percebo a necessidade de subir mais um degrau. O novo desvio dessa indústria não será construído com vitórias simples contra adversários estreantes... O novo desvio será construído quando Jon Moxley colocar as mãos naquele Atlas Championship, defender o mesmo e finalmente disputar o World Championship. O novo desvio se dará quando eu for o último homem de pé nessa indústria.
O questionamento é simples... Eu pergunto a vocês, membros do Roster dessa companhia; vocês gostaram do último presente de Deus? A violência. Se você conhece a fundo Jon Moxley você conhece a história... Deus nos deu a violência para que rasgássemos a pele um dos outros como forma de pagarem sua honra. Se não fosse isso, qual seria a razão de existir tanta brutalidade? Deus e o demônio chamado Jon Moxley andam lado a lado, não é sobre luz e escuridão... É sobre a união de ambas.
Eu falo na linguagem da violência mas eu também sou muito bom com palavras. Você pode ser qualquer um... Pode ser um jovem estreante como Quaresma foi em nosso confronto; você cairá como ele. Você pode ser um dinossauro da indústria como Gabriel Paccioni ou Souza, um homem moribundo apenas esperando algum desgraçado com bolas grandes o suficiente por um fim em sua carreira. Você pode ser uma besta encarnada que terá os seus quase duzentos kilos derrubados por esse homem violento que vos fala. Você pode ser um seguidor do "Messias" como Austin Theory ou Damien Priest, homens que voluntariamente se cegaram diante do que deve ser feito... Talvez você seja até mesmo o "Messias", Seth Leavith. Talvez o homem que responda o meu chamado seja um campeão como Mr. Perfect ou um desafiante como Triple H; pouco importa. Quando você se dispõe a enfrentar o provedor de violência dessa empresa, o ouro que está na sua cintura se torna um detalhe.
Você pode ser alguém do passado ou alguém querendo construir um futuro. Mas o fato é que quando você entra no mesmo ringue que Jon Moxley, o seu passado não importa e o seu futuro está em risco. Homens podem olhar para essa Open Challenge como uma oportunidade de brilhar, de chocar o mundo... E todo mundo tem um plano até ser socado na cara por Jon Fucking Moxley. Essa é uma oportunidade de dividir o ringue com o próximo Atlas Champion, com um homem que construirá um novo desvio nessa indústria com o auxilio das duas armas mais perigosas desse ramo; meus dois punhos.
Finalmente, eu vos digo que Jon Moxley aproveita cada pedaço do último presente dado por Deus. A violência existe justamente para ser usada... E no próximo Shockwave, eu vou deixar o "Senhor" orgulhoso. This is what you call a paradigm shift.
The new veering, Jon Moxley
Olá a todos, é ótimo estar utilizando está plataforma que é a BDPW para atingir mais pessoas com a verdade. Entao, obrigado ao GM por me dar novamente um tempo no show.
Alucard, CM Punk, Brock lesnar, todos esses se recusaram a ouvir a verdade, todos eles duvidaram de mim e da palavra que o Messiah nos traz, esses três homens disseram não quando receberam a oportunidade de cooperar para o bem maior... E o que aconteceu? Estes três pagãos sofreram as consequências a partir de minhas mãos. Então Rick rude, este shockwave pode ser para você um dia de redenção ou pode ser o dia de seu expurgo. Depende de você.
My name Will live forever
The disciple
Damien Priest
A imagem mostra um jato com os dizeres "Rude Enterprises" pousando no aeroporto de Charlotte, Carolina do Norte. Após alguns minutos, a equipe de transmissão liderada por Tony Schiavone aproxima-se da área restrita.
Tony Schiavone: Senhoras e senhores, meu nome é Tony Schiavone e falo com vocês diretamente do aeroporto de Charlotte, local onde ocorrerá a nova edição do ShockWave. O motivo em questão será a apresentação do mais novo contratado pela companhia.
Neste instante, a porta do jato é aberta e "Ravishing" Rick Rude, acompanhando de duas mulheres, começa a descer rumo a terra firme.
Rick Rude (falando em alto tom): Eu sei, eu sei. Todos vocês devem estar pensando "O que ele está fazendo aqui? Não deveria estar no México?" E não, eu não fiquei aqui por causa das mulheres - Rude olha para ambas modelos que estão ao seu lado - ou por causa de algum tipo de preconceito. "Ravishing" Rick Rude decidiu ficar porque quando empurram ele, ele empurra de volta. E a única coisa certa sobre mim, é que não existe certezas. E agora que eu tenho toda sua atenção, sentem-se em suas poltronas, fiquem acomodados e escutem o que um verdadeiro profissional, nesta indústria de farsantes, tem a dizer.
Rude aproxima-se de Schiavone, e então começa a falar.
Rick Rude: Então, Damien Priest, certo?! Um dos "peões" de Leavith. Em minha carreira, eu lidei com muitos iguais a você, poderia, inclusive, fazer uma grande lista. Mas, deixe-me encurtar a história: Eu derrotei todos. E, acredite em mim, não por causa do meu incrível biotipo que me dá a alcunha de um dos mais fortes lutadores neste ramo. Entretanto, aquilo tudo aconteceu porque, além disso, eu sou um dos mais inteligentes. E preciso de apenas uma única oportunidade, Priest, para fazer o que sou pago para fazer, seja aqui, em Orlando ou qualquer outro lugar. Não, não pense, nem por um minuto, que eu sou ingênuo o suficiente para me esquecer, também, do seu parceiro Austin Theory. Nesta indústria, não existe espaço para pessoas ingênuas. E, CM Punk, no último ShockWave, demonstrou isso após ser atacado pelas costas você, Priest, e os seus companheiros. Mas eu não sou CM Punk, e comigo não existem ingenuidades. Não haverá brechas. Eu sou um jogador, garotos. E não tenho medo algum de sacrificar minha rainha para ganhar o jogo.
Rick Rude: Jogo no qual, eu sou o melhor, e eu irei provar isto. Como provei quando tornei a Rude Enterprises em uma das mais valiosas empresas financeiras do mundo. Como provei quando conquistei todos os títulos que existem em meu "currículo". Não pensem que o "Ravishing One" é apenas lindos ternos com belas mulheres. Porque, para conquistar tudo, inclusive elas, eu tive que dar duro. Algumas pessoas, Schiavone, nascem com a grandeza. Vá até a Universidade de Minnesota e você verá grandes troféus com meu nome estampado neles. Vá até Wall Street e verá que o mais alto prédio que existe lá tem meu nome. Vá até a Casa da Playboy e verá que todas as coelhinhas me amam. O fato, Tony, que em toda minha vida, eu jamais falhei. Fui moldado a viver com pressão e expectativas. Na verdade, eu prezo por elas. Porque são o que fazem eu me tornar ainda maior - Rude fala olhando para as modelos ao seu lado.
Rick Rude: Não existem maneiras limpas de me tornar alguém sem credibilidade ou importância, porque essas são duas coisas que sempre serão lembradas quando o nome Rick Rude for dito. E, amanhã, Damien Priest, você verá que não será você, ou nenhum dos seus companheiros, que irão conseguir me parar. E agora, digam "tchau" para eles, meus amores. Teremos uma longa noite de preparação.
Modelos (em uníssono): Tchaaaaau! - Enquanto acenam para Tony Schiavone e sua equipe, que encerram a transmissão.
The Pride of Minnesota
"Ravishing" Rick Rude
Então Rick rude acha que sou um peão de Seth? Isso é típico de um homem sem fé, sem propósito, e é por isso que eu estou aqui Rick... Você acha que foi apenas uma coincidência eu e você nos enfrentando no Shockwave? Que ingênuo, ainda mais vindo de alguém como você que se diz tão inteligente.
Rick, eu já estive em seu lugar, eu costumava "viver" apenas pelo ouro, pelas mulheres, porém hoje em dia eu sei que isso não é vida... Quando eu fui pessoalmente "apresentado" ao messiah,naquele momento eu percebi que eu estava apenas tentando ocupar o vazio com coisas superficiais quando na verdade o que eu realmente precisava era apenas ouvir, ouvir a palavra que o Messiah trouxe para a minha vida e que está tentando levar a vida de mais e mais pessoas.
Você entende o que eu estou tentando dizer Rick? Por mais que você pense que está perdido nesse mundo, você não está sozinho meu amigo, existem muitas pessoas assim na sociedade, e é por isso que eu, Seth e Theory vivemos uma vida seguindo a risca os planos divinos , e não se preocupe Rick, com certeza lhe foi destinado algo muito especial... Porém se você insistir com sua rebeldia você terá que ser exterminado. Eu creio que um homem inteligente que é o que você se diz ser, iria tomar a escolha correta, porém vamos aguardar o Shockwave.
The disciple
Damien Priest
Nem só de defesas vive um campeão, né? Em minha primeira aparição no ShockWave, enfrentarei um novato, que eu não faço ideia de quem seja, mas valorizo o fato de que se essa luta vai acontecer, ele teve coragem de debutar enfrentando o World Heavyweight Champion, ou talvez ele só não teve opção e foi a única luta que o GM tinha pra ele, mas isso não importa, a gente aceita as oportunidades que a vida nos dá, é a uma chance perfeita de mostrar que estamos preparados para qualquer coisa que acontecer, e mesmo que não estejamos, serve para nos preparamos melhor na próxima. Eu não conheço Matt Sydal, não sei qual é o seu mindset, não sei como ele trabalha no ringue, não sei quais as intenções dele na BDPW e também não sei quais são suas intenções nessa match no show de sabado. Bom, eu acredito que ele esteja vendo essa match como a oportunidade perfeita, imagina só, chegar a uma nova empresa e enfrentar o campeão dela, que também esta numa serie invicta, um adversário difícil para se pegar numa estreia, mas que uma provável vitória te coloca em um lugar que outras matches não te colocariam, é a oportunidade de estar nos holofotes principais e mostrar para o que veio logo na sua primeira aparição. Na minha primeira aparição, eu enfrentei dois wrestlers que eram considerado os favoritos, Seth Leavith, campeão em varios outras empresas, Tommy Cornell, que saiu da aposentadoria e da sua loja de ferramentas pra ser novamente aposentado pelo primeiro citado, felizmente, eu fiz o que eu esperava, venci, mas não fiz o que outras pessoas esperavam, eu não engoli o pin pra um dos favoritos do torneio que se encontravam nessa match comigo, eu fui contra as odds. Naquela altura, talvez eu não fosse o mais qualificado disponível para passar de fase, nem o mais qualificado pra chegar as finais, nem o mais qualificado para vencer, nos olhos de muita gente, mas nada disso importou quando eu venci e mostrei que sim, eu era e fui confirmado como o mais qualificado, e por isso, hoje, eu carrego o título mais importante da empresa, foi mais que fundamental ter uma estreia impactante.
Com tudo isso dito, o ponto que quero chegar é que eu não estimo meu adversário de forma alguma, eu não quero julgar alguem que eu não conheço, ele pode simplesmente ser um dos melhores wrestlers que temos por ai, e vencer o campeão na sua estreia, se colocando num lugar que outros passam toda a carreira tentando alcançar, uma simples vitória poderia ser gigantesca pra esse estreiante, mas eu antecipo a Sydal que esse cenário é improvável, eu nunca me senti tão bem na minha carreira, que é curta, e apesar de ter me preparado a vida toda pra isso, eu ainda tenho muito a aprender, saber melhor como as coisas funcionam nesse business, e cada vez que eu subo naquele ringue, é uma experiência nova, mas apesar disso, o resultado costuma ser sempre o mesmo: vitória. Eu garanto a todo mundo que vai até o Spectrum Center no sábado, que eu vou dar o meu melhor e protagonizar o show que todos que compraram os seus ingressos esperam... Eles esperam um campeão que toda vez que ouve sua theme song, desce aquela rampa arrepiado com a reação da crowd, vence sua match, convence o público mais uma vez que merece estar na posição que está.
Matt Sydal, eu te respeito pela coragem que você vai concretizar quando vir até o ringue me enfrentar, tome cuidado com a postura que escolheu pra nossa match, talvez você tinha lido minhas energias de forma incorreta, não existe nenhum medo em meus olhos, caso você esteja pensando que essa vai ser a fraqueza que você vai explorar, você não vai encontrar nada além de alguem que prioriza vencer a cima de tudo. Eu te aguardo no ShockWave, espero que este encontro cause uma grande match, te desejo também boa sorte no restante da sua carreira na BDPW.
The BDPW Maharaja,
Jynder Mahal.
Meu nome é Ron Killings, Ron "Tha Truth" Killings, R-Truth, K-Krush, K-Killa. Sim, me conhecem por vários nomes, e eu vi uma grande oportunidade de deixar um deles gravado aqui, na BDPW. Eu vi essa oportunidade enquanto assistia o ShockWave em casa semana passada... um open challenge, uma puta oportunidade pra alguém que livre no mercado procurando uma chance de aparecer numa grande empresa, sim, mas o que mais me motivou a vir aqui foi a possibilidade de enfrentar esse Jon Moxley. Esse cara chamado Jon Moxley é um saco, essa porra desse discurso é um saco, o estilo desse cara é um saco, tudo que ele diz representar é um saco, você realmente acha que ta representando algo novo? eu adianto pra você que não é suficiente ser um desesperado com dificuldade de respirar para chegar aqui e causar um impacto, outro lunático? não é novidade, tanto tempo acompanhando esse ramo me fez perder as contas de quantos caras vieram aqui dizendo que eram fodas e que representavam uma mudança, e que não representavam porra nenhuma, essas palavras não provam nada. A verdade é que você não passa da porra de convencido iludido com a possibilidade gigantesca da América abraçar outro white savior dos ringues... o pior de tudo? eu compreendo. Esse ramo ama abraçar todo tipo de branquelo com síndrome do pânico que aparece por aqui, qualquer cara que entra por aquela rampa e entra no ringue com um discurso de que ele é alternativo, de que ele é uma fuga dos nomes de sempre e merdas desse tipo, recebe uma recepção calorosa do público, é a típica carência por white savior's.
De onde eu venho, existem pessoas que passaram a vida toda caladas, gênios, que por causa do sistema em que vivem, foram obrigados a viver nos codigos da rua. Eu conheço homens que faria esse Moxley ter o tom do voz mais regulado que já foi visto, e por causa desses homens, eu me tornei um homem que aproveitou cada chance que teve de falar. Eu cresci com pessoas que sabiam que eles nunca teriam a oportunidade de chegar em lugar nenhum dizendo qualquer dessas palavras que Jon Moxley frequentemente usa pra se descrever, porque caras que vem de onde eu venho sabem que tem uma chance única de provar do que é capaz, sabem que é tudo ou nada todo dia que deixam suas casas, as vezes nem ao menos tem a chance de falar, são diversas mentes brilhantes caladas frequentemente, por não receber nenhuma pequena oportunidade de dizer o que pensa, enquanto quem tem uma plataforma, vem sempre com o mesmo papo de merda. Hoje que eu tenho essa plataforma, eu deixo claro para Jon Moxley que esse papinho de merda dele não cola mais. Eu nem sei se eu vou vencer esse cara quando entrar no ringue com ele, ele é mais jovem e mais preparado fisicamente do que eu, isso é um fato, mas ainda não me impede de jogar outros fatos na cara dele.
Eu também não compreendo como esse cara pode se achar a porra de um protagonista sem nenhum título nas mãos. Você não tem absolutamente nada pra comprovar os seus pontos, além de uma mísera vitória na sua estreia, uma vitória que vale uma chance ao Atlas Championship, que é a porra de um título de segundo escalão, você é apenas o primeiro contender de um título que é o terceiro na linha da empresa, nada mais, você sabe que isso não é nada mais do que verdade. Não me leve a mal Teddy Long, sei que você faz um ótimo trabalho a frente desse show e também para valorizar um cinturão recém inaugurado, mas essas palavras precisavam ser ditas para colocar esse playboy no seu lugar, e ele sabe que essa porra não é nada mais do que a verdade
Moxley, como eu ja tinha dito, você pode me vencer no ShockWave, dentro do ringue, no momento, você é bem mais preparado, mas pra mim, isso não se trata de vencer, não agora, se trata de aproveitar o espaço que eu tenho para falar todas as verdades possíveis, e é o que eu fiz, eu aproveitei a oportunidade de não ficar mais calado e jogar verdade atrás de verdade na sua cara, e de todo mundo que tem ou apoia essa mentalidade de merda, boa sorte, espero que você tente pelo menos fazer metade das mentiras que você disse nos últimos dias virarem verdades, faça do ringue o seu palco, e pelo menos tente dar um show ao seu público.
Isso é tudo o que tenho a dizer para você, e para quem quiser ouvir. Quem quiser me encaixar no clichê de "angry black man", aproveite o tempo em que pode abrir os olhos e ver que na real, eu sou é a verdade, nada menos do que a porra da verdade, e no fundo, vocês sabem.
THE TRUTH HAS SET YOU FREE!
Ron Killings.
Postar um comentário